Sabendo o que é um sistema operacional e qual a sua função, talvez você se pergunte "como seria se os sistemas operacionais não existissem ?" e a resposta é: tudo teria que ser feito manualmente. Programadores teriam que programar aplicações se comunicando diretamente com a maquina, já que um sistema operacional não estaria presente pra facilitar a comunicação entre o usuário e a maquina.
Os sistemas operacionais para alcançar o estado atual teve que passar por uma longa evolução e nesse post irei mostrar brevemente todas os pontos importantes na historia dos SO.
1968 - Unix (Desenvolvido por: AT&T)
Nasceu como uma ideia de um software objetivo e simplificado para os mainframes da época. Dessa ideia surgiu o Unix o pai (e base) para os sistemas operacionais que iriam surgir nos anos seguintes. Os motivos de sua grande popularidade se dão por sua proposta de um sistema multiusuários e multitarefas.
1979 - Apple DOS (Apple)
A primeira investida da apple em sistemas operacionais foi com o Apple DOS. O sistema contava com o funcionamento em Discos já que os HD não existiam na época, e tinha funções básicas como gerenciamento de arquivos, abrir e remover dados, etc.
1980 - Xenix (AT&T)
Primeiro SO com participação da microsoft. Sistema desenvolvido junto com o AT&T foi o sistema baseado em Unix mais utilizado para uso domestico da época.
1981 - MS-DOS/IBM PC DOS (Microsoft)
Primeiramente uma empresa chamada Seattle Computer Product desenvolveu um sistema para processadores intel da época, a microsoft então comprou a ideia para transformá-lo na famoso MS-DOS, o sistema contava com suporte a HDs de 10mb e estrutura de arquivo em arvore e suporte a redes. A microsoft fez uma pareceria com a IBM para que o MS-DOS fosse distribuído nos computadores IBM da época.
1981 - Pilot (xerox)
Pilot foi marcado por ser o primeiro sistema operacional a utilizar uma interface gráfica e baseado em janelas, apesar disso o sistema foi um fracasso comercial pelo preço alto. A mesma empresa criou o primeiro computador com mouse distribuído comercialmente.
1983 - Lisa OS (Apple)
Sistema operacional criado com a ajuda de ex-funcionários da Xerox, o Lisa OS popularizou a interface gráficas e a Interface baseada em ícones.
1984 - HP-UX (HP)
Primeiro OS da Hp. Primeiro OS a ter gerenciamento de unidades logicas e listas de controle de acesso.
1984 - Mac OS (Apple)
Começou a usar uma abordagem mais amigável ao usuário. O Mac OS marca o começo de uma era de computadores mais voltada para o publico casual.
1985 - Windows 1.0 (Windows)
Primeiro Sistema Operacional da microsoft com interface gráfica e um sistema de janelas que podem se sobrepor, nasce também nesse sistema operacional as primeiras versões do Excel e World.
1991 - Linux (Linus Torvalds)
Feito aproveitando bibliotecas do GNU. Não é o sistema mais popular porém, ele foi marcado por ser código livre e aberto que pode ser usado de base para a criação de outros sistemas operacionais.
1993 - Debian (The debian project)
sistema baseado em Linux e reúne as aplicações do GNU. O debian foi marcado por ter suporte a varias arquiteturas (x86 ,x64 , Power PC, Sparc, Arm, entre outros).
1995 - Windows 95(Microsoft)
Definiu padrões ainda utilizados no windows 7 e 8 tais como: menu iniciar, barra de tarefas e o windows explorer. Ele conta também com leitura de dispositivos USB, Internet explorer. Essa versão do windows foi responsável por tornar o windows o sistema operacional mais usado.
1997 - Symbian/EPOC
Um dos primeiros sistemas mobile, começou vindo pré-instalado em PDAs. Antes chamado EPOC teve o nome mudado depois da grande parceiras com as gigantes Ericsson, Sony, Motorola, Nokia, Panasonic, Sharp e outra grandes empresas de tecnologia. Teve sua ultima versão em 2012.
1998 - Windows 98 (Microsoft)
A nova versão do windows era capaz de rodar programas de 16 e 32 bits. Já contava com USB nativo e Directx 5, mais tarde o sistema recebeu uma sequência/atualização Windows 98 SE para corrigir falhas na rede e drivers.
2000 - Windows ME
Uma das primeiras mancadas da Microsoft , esse sistema operacional foi notório por seus bugs e sua velocidade mais baixa que o normal. Esse sistema focava mais em recursos visuais.
2001 - Windows XP (Microsoft)
Sistema extremamente aceita pelo publico, recebeu uma melhoria de interface em relação a seu antecessor, novos recursos de rede, directx 8.1, multiplos usuários e recursos de seguranças.
2001 - OS X (Apple)
Sistema da apple baseado em unix foi uma investida para um sistema operacional próprio. O sistema contava com: memoria protegida , o dock, terminal , cliente e-mail e suporte OpenGL
2004 - Ubuntu (Canonical)
O mais popular sistema baseado em Linux, baseado em debian esse SO adotou uma abordagem mais amigável ao usuário. conta com suporte avançado para hardware.
2004 - Mac Os X Tiger (Apple)
Primeiro sistema da apple a ter suporte aos processadores intel. Mais tarde foi adicionado: DashBoard, Smart-Folders, Spotlighters.
2006 - Windows Vista (Microsoft)
Outro fracasso devido a diversos problemas com desempenho, falhou em fazer usuários do Windows XP migrar para o vista. Apesar de não ter sido um sucesso comercial, muitos dos conceitos deles foi reaproveitado para o windows 7.
2007 - IOS (Apple)
Introdução ao recurso de uso fácil. Iphone foi criado tendo o OS X como base. O IOS foi uma grande marca na historia dos sistemas operacionais pois fez com que o uso de Smartphones se popularizasse.
2008 - Android (Google)
Android é o sistema portátil mais usado do mundo, pioneiro em diversos recursos como o multi-tasking, em constante atualização.
2008 + - Dias de Hoje
Sistemas Operacionais percorreram um longo caminho até chegar nos padrões de hoje. Coisas como Interface, Mouses, sistema de janelas, etc. foram resultados de anos de adaptação.
Referências:
https://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/2031-a-historia-dos-sistemas-operacionais-ilustracao-.html
https://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/2031-a-historia-dos-sistemas-operacionais-ilustracao-.html