segunda-feira, 10 de junho de 2019

Sistemas Monoprogramaveis(Monotarefa) e Multiprogramaveis (Multitarefa)

INTRODUÇÃO 


Dando continuidade o que vimos em O que é um sistema operacional daremos um olhar mais profundo em dois tipos de sistemas operacionais e a maneira que ele funciona e se comporta.


SISTEMAS MONOPROGRAMAVEIS 


Geralmente voltados para a execução de um único programa, os sistemas monoprogramaveis tem como funcionalidade a execução de apenas uma aplicação por vez de forma que se uma outra aplicação for executada ela deve aguardar o termino da execução do programa atual. Os sistemas monoprogramaveis tem como vantagem ter todos os recursos da maquina dedicado a execução de somente uma aplicação, fazendo assim com que a maquina tenha um maior desempenho na execução de certas tarefas e isso é devido ao fato de que somente uma aplicação é executada por vez, porém por outro lado o processador fica ocioso quando aguarda algum evento e os recursos da maquina ficam subutilizados quando um programa não exigir muito do computador.


SISTEMAS MULTIPROGRAMAVEIS



Entendido com uma evolução dos sistemas monoprogramaveis, os multiprogramaveis, ao contrario do anterior, múltiplos programas podem ser executados ao mesmo tempo e todos eles compartilhando recursos da maquina e devido a isso existe uma redução dos custos, além disso existe uma redução no tempo total de execução. A desvantagem do uso desse sistema é sua complexa implementação.

Existem dois tipos de sistemas multiprogramaveis:

Monousuários - comuns em computadores pessoais e estações de trabalho. É basicamente um sistema onde há somente um usuário interagindo.

Multiusuários - Ambiente que permite que mais de um usuário se conecte simultaneamente ao sistema. 



REFERÊNCIAS 

 https://forum.imasters.com.br/topic/333787-tipos-de-sistemas-operacionais/

 Arquitetura de Sistemas Operacionais - Francis B. Machado / Luiz Paulo Maia




sexta-feira, 7 de junho de 2019

O que é um sistema operacional ?

INTRODUÇÃO

Sistema Operacional é o principal programa do computador, ele tem função de gerenciar recursos, dispositivos de entrada e de saída e basicamente faz uma comunicação entre Hardware e Software e faz isso tudo com uma interface para facilitar o manuseamento do computador pelo usuário.

Sem um sistema operacional o computador ( ou celular) não funcionaria e programar um para um possível computador sem um SO seria extremamente difícil pois tudo teria que ser feito por meio de linguagem de maquina. 

TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS

Grande Porte: Sistemas operacionais usado em main frames, mais utilizado em empresas. O que diferencia um sistema de grande porte para um PC comum é a capacidade de Entrada/Saída 

Sistema Operacional de Servidores: Usados para servir múltiplos usuarios de uma vez através da rede e nesse sistema é permitido o compartilhamento de recursos de hardware e software.

Sistema Operacional de Multiprocessadores: Sistemas que permitem múltiplos processadores em uma única placa mãe ou o uso de vários processadores e varias placas-mãe com uma única finalidade.

Pessoais: Sistemas de cunho pessoal, tem a função de oferecer uma interface entre o usuário.

Sistemas Operacionais de Tempo Real: Caracteriados por tempo o Tempo como fator principal o tempo de execução de suas aplicações, muito usado para controle de processos indutriais

Sistemas Operacionais Embarcados: são sistemas que realizam um pequeno numero de funções, geralmente feitos para computadores de mão, celulares, televisões Smart etc.

CONCLUSÃO 

Com isso vemos que sistemas operacionais faz parte de muitas coisas em nosso cotidiano mesmo que você não tenha um computador com você.

Nos próximos posts falarei sobre Sistemas Monoprogramaveis e Multiprogramaveis

REFERÊNCIAS 

https://terminaldeinformacao.com/2012/12/14/tipos-de-sistemas-operacionais/

http://producao.virtual.ufpb.br/books/camyle/introducao-a-computacao-livro/livro/livro.chunked/ch06s03.html




quinta-feira, 6 de junho de 2019

Sistema Operacional Android

 Olá pessoas, hoje irei falar sobre o Android para vocês...

Vamos começar com a pergunta fundamental: "O que é Android?"

          Então, Android é um SO (Sistema Operacional) de dispositivos móveis (popularmente chamados de mobile) baseado no núcleo (ou "kernel") do Linux e que foi criado ainda no início da década passada, mais precisamente em 2003 quando um estadounidense chamado Andy Rubin, que é considerado "o pai do Android", criou juntamente com alguns cooperadores a empresa de nome Android.Inc.

        Posteriormente em 2005 o Google comprou a empresa de Andy Rubin e em 23 de setembro de 2008 foi lançado o HTC Dream que foi o primeiro aparelho celular do mundo que tinha o sistema operacional Android e algumas aplicações de serviços do Google (um exemplo dessas aplicações é o Gmail), visto que ainda era apenas a versão 1.0 do que veio a ser o sistema operacional de dispositivos móveis mais utilizado no mundo.

Por falar em "versões"...
 
       Agora eu irei citar e fazer uma explicação geral das versões do Android mais conhecidas e que foram lançadas até hoje para vocês (que curiosamente tem o nome de doces).

       Android 1.5 Cupcake
   Essa foi a primeira versão que utilizou oficialmente o nome de um doce e que trouxe principalmente as seguintes implementações ao sistema: O recurso de copiar e colar que foi adicionado ao navegador web e a gravação/reprodução de vídeos nos formatos MPEG-4 e 3GP.

      Android 1.6 Donut
       Essa versão trouxe inovações como a Caixa de Pesquisa que facilitou o trabalho dos usuários que queriam pesquisar por exemplo o histórico de navegação ou até mesmo procurar seus contatos no celular e o suporte de resolução de tela 320x240 e 800x480 (até aqui eram as maiores resoluções que o sistema suportava).

     Android 2.0/2.1 Eclair
     Essa versão implementou a galeria de fotos e vídeos que o usuário queira armazenar, o teclado recebeu o chamado "dicionário inteligente" e também a digitação de texto por voz, além disso temos ainda o suporte para telas maiores do que a versão anterior (no entanto ainda menores que 1024x600) e a velocidade dos dispositivos com essa versão foi aprimorada em relação com a versão 1.6.

    Android 2.2 Froyo
    A versão Froyo tem como maior característica a velocidade dos dispositivos, visto que ela é 5 vezes mais rápida que a Eclair e o navegador nela é 3 vezes mais rápido, além de permitir que seu aparelho se tornasse um ponto de acesso de Wi-fi portátil e possibilitou o Android Market (atual Google Play Store) que atualizasse seus aplicativos automaticamente.

   Android 3.0 Honey Comb
   Lembra que eu falei da resolução de telas nas versões anteriores a essa? Bom, elas eram realmente pequenas até essa versão quando que elevou o suporte de resolução para 1024x680 (7 polegadas), o que gerou também a possibilidade de utilizar o sistema operacional Android em Tablets.

   Android 4.0 Ice Cream Sandwich
   Essa versão permite que o usuário coloque seus aplicativos em pastas e organize-os de acordo com as necessidades dele, o gerenciamento de dados móveis ficou melhor já que você pode acompanhar a quantidade de dados que você usa e definir níveis de alerta/limite de uso desses dados.

   Android 4.1 Jelly Bean
   Com essa atualização foi implementado um serviço de assistência móvel chamado de Google Now, que como o nome sugere ela ajuda o usuário a se informar por exemplo sobre o clima, placar de jogos de futebol, tempo de deslocamento na rua e entre outros. Há também a possibilidade de ter várias contas de usuários em um mesmo celular, cada uma com uma personalização diferente dependendo de quem esteja usando.

  Android 4.4 Kit Kat
  O Kit Kat possibilita que o usuário realize tarefas sem a necessidade de tocar na tela, basta que ele diga "Ok Google" e fale o que quer fazer (seja fazer uma pesquisa, enviar uma mensagem de texto ou até reproduzir músicas) e tem também o design imersivo que oculta tudo aquilo que o usuário não deseja ver.

Android 5.0 Lollipop
  A versão Lollipop trouxe uma interface nova com o intuito de facilitar a navegação no dispositivo, entre essas facilidades está a das notificações na tela de bloqueio que permitem ao usuário ver uma prévia das mensagens que lhe foram enviadas ou até mesmo vê-las diretamente. Além de ter a função multi-telas dando a possibilidade de retomar vídeos, aplicativos, fotos e pesquisas recentes em SmartPhones, Tablets, Relógios Android Wear ou em uma Android TV.

Android 6.0 Marshmallow
  Nessa versão o usuário pode escolher quais funções do telefone os aplicativos podem usar e posteriormente revogar essa permissão nas configurações do telefone e a outra melhora foi com relação à bateria que foi otimizada com as funções Soneca e App em espera.

 Essas são algumas versões do Android lançadas e existem ainda mias 3 versões: (Android 7.0 Nouggat, Android 8.0 Oreo e o Android 9.0 Pie). Confiram mais sobre a versão Nouggat aqui, versão Oreo aqui e a versão Pie aqui (as duas últimas estão em inglês, portanto se não entenderem cliquem para que o Google traduza a página).

     Finalizando...

  Nessa postagem que está chegando ao fim falei sobre o Sistema Operacional Android e falei de algumas de suas versões, espero que tenham gostado e caso tenha permanecido alguma dúvida é só deixar nos comentários que responderei na medida do possível.

  Na próxima postagem irei falar sobre o Sistema Operacional iOS e posteriormente irei compará-lo ao Android de acordo com a preferência de cada perfil de usuário.

 Os links que tomei como referências são os seguintes:

https://tecnoblog.net/261503/dez-anos-android-historia/
https://www.android.com/versions/pie-9-0/
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/120933-historia-android-robo-domina-o-mercado-mobile-video.htm
https://www.android.com/versions/oreo-8-0/
https://www.android.com/intl/pt-BR_br/versions/nougat-7-0/





 

Meme

Dois fãs tentando decidir qual o melhor sistema