Vamos começar com a pergunta fundamental: "O que é Android?"
Então, Android é um SO (Sistema Operacional) de dispositivos móveis (popularmente chamados de mobile) baseado no núcleo (ou "kernel") do Linux e que foi criado ainda no início da década passada, mais precisamente em 2003 quando um estadounidense chamado Andy Rubin, que é considerado "o pai do Android", criou juntamente com alguns cooperadores a empresa de nome Android.Inc.
Posteriormente em 2005 o Google comprou a empresa de Andy Rubin e em 23 de setembro de 2008 foi lançado o HTC Dream que foi o primeiro aparelho celular do mundo que tinha o sistema operacional Android e algumas aplicações de serviços do Google (um exemplo dessas aplicações é o Gmail), visto que ainda era apenas a versão 1.0 do que veio a ser o sistema operacional de dispositivos móveis mais utilizado no mundo.
Por falar em "versões"...
Agora eu irei citar e fazer uma explicação geral das versões do Android mais conhecidas e que foram lançadas até hoje para vocês (que curiosamente tem o nome de doces).
Android 1.5 Cupcake
Essa foi a primeira versão que utilizou oficialmente o nome de um doce e que trouxe principalmente as seguintes implementações ao sistema: O recurso de copiar e colar que foi adicionado ao navegador web e a gravação/reprodução de vídeos nos formatos MPEG-4 e 3GP.
Android 1.6 Donut
Essa versão trouxe inovações como a Caixa de Pesquisa que facilitou o trabalho dos usuários que queriam pesquisar por exemplo o histórico de navegação ou até mesmo procurar seus contatos no celular e o suporte de resolução de tela 320x240 e 800x480 (até aqui eram as maiores resoluções que o sistema suportava).
Android 2.0/2.1 Eclair
Essa versão implementou a galeria de fotos e vídeos que o usuário queira armazenar, o teclado recebeu o chamado "dicionário inteligente" e também a digitação de texto por voz, além disso temos ainda o suporte para telas maiores do que a versão anterior (no entanto ainda menores que 1024x600) e a velocidade dos dispositivos com essa versão foi aprimorada em relação com a versão 1.6.
Android 2.2 Froyo
A versão Froyo tem como maior característica a velocidade dos dispositivos, visto que ela é 5 vezes mais rápida que a Eclair e o navegador nela é 3 vezes mais rápido, além de permitir que seu aparelho se tornasse um ponto de acesso de Wi-fi portátil e possibilitou o Android Market (atual Google Play Store) que atualizasse seus aplicativos automaticamente.
Android 3.0 Honey Comb
Lembra que eu falei da resolução de telas nas versões anteriores a essa? Bom, elas eram realmente pequenas até essa versão quando que elevou o suporte de resolução para 1024x680 (7 polegadas), o que gerou também a possibilidade de utilizar o sistema operacional Android em Tablets.
Android 4.0 Ice Cream Sandwich
Essa versão permite que o usuário coloque seus aplicativos em pastas e organize-os de acordo com as necessidades dele, o gerenciamento de dados móveis ficou melhor já que você pode acompanhar a quantidade de dados que você usa e definir níveis de alerta/limite de uso desses dados.
Android 4.1 Jelly Bean
Com essa atualização foi implementado um serviço de assistência móvel chamado de Google Now, que como o nome sugere ela ajuda o usuário a se informar por exemplo sobre o clima, placar de jogos de futebol, tempo de deslocamento na rua e entre outros. Há também a possibilidade de ter várias contas de usuários em um mesmo celular, cada uma com uma personalização diferente dependendo de quem esteja usando.
Android 4.4 Kit Kat
O Kit Kat possibilita que o usuário realize tarefas sem a necessidade de tocar na tela, basta que ele diga "Ok Google" e fale o que quer fazer (seja fazer uma pesquisa, enviar uma mensagem de texto ou até reproduzir músicas) e tem também o design imersivo que oculta tudo aquilo que o usuário não deseja ver.
Android 5.0 Lollipop
A versão Lollipop trouxe uma interface nova com o intuito de facilitar a navegação no dispositivo, entre essas facilidades está a das notificações na tela de bloqueio que permitem ao usuário ver uma prévia das mensagens que lhe foram enviadas ou até mesmo vê-las diretamente. Além de ter a função multi-telas dando a possibilidade de retomar vídeos, aplicativos, fotos e pesquisas recentes em SmartPhones, Tablets, Relógios Android Wear ou em uma Android TV.
Android 6.0 Marshmallow
Nessa versão o usuário pode escolher quais funções do telefone os aplicativos podem usar e posteriormente revogar essa permissão nas configurações do telefone e a outra melhora foi com relação à bateria que foi otimizada com as funções Soneca e App em espera.
Essas são algumas versões do Android lançadas e existem ainda mias 3 versões: (Android 7.0 Nouggat, Android 8.0 Oreo e o Android 9.0 Pie). Confiram mais sobre a versão Nouggat aqui, versão Oreo aqui e a versão Pie aqui (as duas últimas estão em inglês, portanto se não entenderem cliquem para que o Google traduza a página).
Finalizando...
Nessa postagem que está chegando ao fim falei sobre o Sistema Operacional Android e falei de algumas de suas versões, espero que tenham gostado e caso tenha permanecido alguma dúvida é só deixar nos comentários que responderei na medida do possível.
Na próxima postagem irei falar sobre o Sistema Operacional iOS e posteriormente irei compará-lo ao Android de acordo com a preferência de cada perfil de usuário.
Os links que tomei como referências são os seguintes:
https://tecnoblog.net/261503/dez-anos-android-historia/
https://www.android.com/versions/pie-9-0/
https://www.tecmundo.com.br/ciencia/120933-historia-android-robo-domina-o-mercado-mobile-video.htm
https://www.android.com/versions/oreo-8-0/
https://www.android.com/intl/pt-BR_br/versions/nougat-7-0/
Bom dia! Parabéns pela postagem. Não sei se você irá postar sobre IOS, mas queria saber quais as vantagens e desvantagens do Android em relação ao IOS, e para qual tipo de usuário é melhor usar Android e qual é melhor usar IOS.
ResponderExcluirObrigado pela parabenização Marcelo! Estava acontecendo um problema com o design do blog que já foi resolvido e agora você pode ler a postagem completa... Sim eu postarei sobre todos os sistemas operacionais de dispositivos móveis dentre eles: Android,IOS, Windows Phone e o Firefox OS.
ExcluirE sim irei explicar para qual tipo de usuário cada sistema operacional se "encaixa" melhor por assim dizer.
Excluir